quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um Pouco Sobre alguns valores de Sucot - Jayme Fucs Bar

Um Pouco Sobre alguns valores de Sucot

Sucá é derivada da palavra schach que, em hebraico, significa cobertura, relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Este foi um período em que o povo judeu não tinha terra própria, nem solo cultivável e sendo assim foi um povo nômade que viveu em cabanas frágeis e temporárias.
A Sucá tambem simboliza a fragilidade da vida , a simplicidade e a necessidade de uma vida mais modesta menos individualista, menos consumista e competitiva, nos lembrando da fragilidade dos bens materiais e do nosso afastamento da natureza.
A sucá erguida ao ar livre é constituída de folhagem, onde possamos ver o céu e as estrelas. Ela devera ser construida pelo trabalho conjunto do grupo, da familia ou comunidade. Esse Ato de Costruirmos Juntos a sucá nos relembra a necessitade da ajuda mutua, onde o Talmud nos explica que o mandamento da sucá, Taassé veló min Heassui o que quer dizer, em hebraico: faça você mesmo as coisas e não espere que os outros as façam por você! Ou melhor não fique de lado olhando as coisas acontecerem assuma responsabilidades e “mão na massa”!
A Festa da Sucá é a base do judaísmo pratico, que não se concretizada com pensamentos e palavras, mas apenas com atos, onde devemos juntos produzir com nossas mãos não somente valores materiais, mas também produzir sociedades humanas, Estado Judeu, Comunidades judaicas de principios praticos de moral,ética, e de respeito a liberdade do outro.
Sucot também é conhecida como a festa da colheita porque coincide com a estação das colheitas em Israel, quando chega a chuva que traz a tão preciosa e esperada água , representando a vida de todos os seres desse planeta. Sucot comemora o final do ano agrícola, começo do outono, onde colocamos em nossas sucot um ramalhete com 4 espécies de planta que simboliza o que somos em nosso interior humano .
Etrog ( fruto Cítrico) Representa a Inteligência do ser Humano
Lulav ( a Palmeira) Representada a bondade e o amor oculto em cada ser Humano
Hadas ( a Mirta ) Representa a Carência Humana e o mêdo ao desconhecido.
Arava (o Salgueiro ) Representa as dificuldades humanas por sermos seres incompletos,inacabados.
Estas 4 espécies de plantas juntas e unidas faz Sucot uma festa judaica de grande importância, pois é a festa que valoriza a vida, a natureza, e procura refletir sobre a liberdade do interior humano. Essa é também a festa que nos aproxima um pouco mais da essência do que seja D"us , que esta dentro de cada um de nos, dentro da na natureza, dentro de tudo que seja vida , porem os frutos das esperanças, da paz, do fim da violência, da solidariedade e justiça serão somente colhidos em função dos nossos atos humanos.
Chag Sameach!!
Jayme Fucs Bar