segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Tu Beav A Festa do Amor – Jayme Fucs Bar


No dia quinze de Av - Tu Beav, Dia de lua cheia é o dia que comemoramos no calendário judaico o dia do Amor .
No Judaísmo o dia do Amor é um dia de pura alegria e sensualidade ,é o momento de fortalecer o significado de estar junto , de renovar a energias como casal.
È o dia que devemos largar tudo : filhos, trabalho, o celular e as mil e outras tarefas que temos em nossas vidas para ter somente um e unico compromisso de se dedicar ao seu amado (a) .
A Ideia de comemorar Tu Beav é sair para um lugar romântico , ato que devemos fazer pelo menos uma vez ao ano , e essa festa é feita particularmente para isso , para você e seu amado(a) estarem juntos em lugares que favorece a intimidade, jantar a luz de vela, passear de braços dados pela praia, ou na natureza, falar de coisas boas e amorosas renovar a intimidade e fazer amor.
A Origem da festa de Tu Beav , como muito comum nas festividades judaica está ligada a vida Agricola , onde nos tempo bíblicos em Tu Beav dia de lua cheia era o dia onde se encontravam todo povo para festejar o final da colheita das uvas e apreciar o bom vinho .
No Talmud está escrito que " As filhas de Jerusalém iam dançar nos vinhedos em quinze de Av, e quem não tivesse uma esposa podia ir até lá para encontrar".
Outra origem dessa festa está também no casamentos entre as tribos e principalmente a proibição que havia entre as tribos de se casarem com a tribo de Binyamin e não é a toa que essa sera a menor de todas as tribos de Israel.
Essa proibição vem que logo na entrada na Terra de Israel, pelas 12 tribos vai acontecer o caso da "Pileguesh Baguiva" ( amante do monte) , em que a tribo de Binyamin foi penalizada por seu comportamento incorreto por raptar e violentar sexualmente jovens de outras tribos, devido a isso ficou proibido durante 14 anos o casamentos entre qualquer outra tribo com as mulheres ou homens da tribo de Binyamin.
Somente depois de 14 anos esse ato foi revogado e isso vai acontecer em Tu Beav, onde foi dada finalmente a permissão , neste dia as filhas e filhos da tribo de Binyamin finalmente poderem se casar com filhos e filhas de outras tribo.
Por isso, Tu Beav foi marcado como um dia de grande alegria , que possibilitou de novo a reunião conjugal entre todas as tribos de Israel.
E Agora o que você está esperando !
Vai lá e convide seu amado (a) para praticar juntos essa linda Mitzva da festa do Amor TU BEAV .

O Shofar de Pinchas – Jayme Fucs Bar


- Em Homenagem a meu Avô Chaim Fucksman Z"L de Bigorja ( Polônia)
Nos finais da primeira guerra mundial, numa pequena cidade da Polônia Bigorja , vivia Pinchas um jovem adolecente, seu pai Chaim , muito doente de tuberculoses o chamou ao lado de sua cama e em suas mãos segurava um pequeno embrulho enrolado e dentro dele um shofar, e com a voz tremula disse:
"Pinchas meu filho não tenho muito tempo de vida! Quero que você guarde, sempre esse shofar, que eu recebi de meu pai e agora passo a responsabilidade para você, nunca esqueça de toca-lo em Rosh Hashana, seu som melancólico ilumina e purifica os corações das tempestades e das turbulência que vivemos em nossas vidas".
O tempo passou e Pinchas jamais tocou o shofar em Rosh Hashana , como tinha pedido seu pai , porém a vida na Polônia, ficou ainda mais difícil depois da guerra, miséria, fome, pogrons, perseguições e antissemitismo , fez que Pinchas como muitos judeus fosse procurar refúgio no Brasil, partindo assim que podia no primeiro navio.
A Viagem a America do sul era longa e cansativa e quando estava em alto mar era noite de Rosh Hashana, os judeus que estavam abordo se preparavam junto com o Rabino para comemorar esse dia, mais Pinchas somente pensava como sobreviver no Brasil e começar uma nova vida.
Derrepente sem ninguém esperar , o tempo mudou, ventos e chuvas aterrizaram sobre o navio, trasformando tudo numa grande tempestade , ondas enormes jogavam o navio de um lado para o outro, gritos de desesperos era ouvido por todos os lados, uns rezavam outros se abraçavam já á espera do fim da vida se aproximar, o capitão e seus marinheiros depois de todas as tentativas perderam as esperanças.
Pinchas chorava de medo e em seus prantos o fez lembrar de seu pai que o fez um pedido antes de morrer " Pinchas guarde esse shofar e toque sempre no Rosh Hashana!"
Pinchas, com toda as suas forças , conseque tira de sua bolsa o shofar esquecido de seu pai, que jamais tinha tocado em sua vida, e pensou antes de morrer ,pelo menos uma vez em vida , vou cumprir o pedido de meu pai.
Pinchas conseque chegar até a frente do navio amarando todo seu corpo em uma corda numa grande barra de ferro. Ele vê em sua frente a morte e a fúria da tempestade e com a profundeza de seu coração toca o shofar, o som é forte e profundo, e por todos os lados se ouve um grande grito de misericórdia, seu som entra nos corações de judeus e não judeus, fazendo a todos ficarem num silêncio absoluto , o som do Shofar penetra nas ondas e nos ventos, nas chuvas e nas nuvens e de repente como um grande milagre tudo se acalma. O mar fica sereno, o céu se abre de estrelas e a lua iluminou a felicidade e a alegria de todos.
O capitão do navio e o rabino e todos chegam para agradecer a Pinchas e perguntam como ele conseguiu realizar esse milagre?
Pinchas meio sem jeito disse " Eu não fiz nenhum milagre! O que fiz foi cumprir o pedido de meu pai, de tocar o Shofar em Rosh Hashana para iluminar e purifica os corações das tempestades e das turbulência que vivemos em nossas vidas".
Shaná Tova!

A Corrente – Jayme Fucs Bar


- Em Homenagem a minha bisa Avó Carolina Nozes de Vila Foz Coa – Portugal
Em 5 de dezembro de 1496, Dom Manuel assinou o decreto dando um prazo de 10 meses aos judeus a se converterem ou de serem banidos de Portugal.
Dom Manuel acreditando que muitos optariam pela conversão ,porém grande maioria dos judeus optaram por abandonar Portugal , o rei Don Manuel ao ver que sua estratégia não deu resultado, ficou muito furiosa, e mandou fechar todos os portos de Portugal menos o de Lisboa, sua ideia era concentrar todos os judeus para a realizar sua macabra conversão forçada .
E assim aconteceu! No porto de lisboa se concentraram pelo menos 20 mil judeus que como diz o dito popular usado até hoje "ficaram a ver navio".
Mesmo assim muitos judeus convertidos a força, mantiveram seu judaísmo de forma oculta , e muitos serão denunciados, presos, torturados e condenados por prática judaica.
Conta que neste período um sábio judeu de nome Samuel que era um converso foi preso por ter uma Snoga ( sinagoga) escondida em sua casa , o curioso que no interrogatório ele gritava sem nenhum medo uma unica palavra "A corrente! A corrente!
Os inquisidores depois de muitas tentativas nada entendiam o que ele queria dizer com " A corrente! " E o caso chegou até a corte de Don Manuel que decidiu pessoalmente encontrar com o Judeu Samuel.
O Rei muito curioso perguntava mais que corrente e essa que você não para de mencionar?
"A corrente! A corrente! Gritava o Judeu Samuel
Mais que corrente voce se refere? "Que corrente?" disse o rei. 
Não há corrente alguma segurando-o."
"A corrente!" gritou mais forte ainda o sábio Judeu .
"A corrente que liga o povo judeu! Avraham, Yitschac e Yaacov! Mesmo que você me torture,me converta ou me mate,essa corrente jamais será quebrada "
A prova disso que depois de 500 anos de inquisição existe hoje milhares de Bnei anussim "conversos" no Brasil e Portugal que sobreviveram na historia por se recusar quebrar a essa "corrente"

Comunidade Judaica Brasileira Diga Não a "Sinat Hinam" o Ódio Gratis - Jayme Fucs Bar


Em 70 d.C Jerusalém estava cercada pelas forças Romanas , o General Tito filho de Vespasiano estava pronto para o ataque final, porém deu ordem de parar tudo e esperar , que os rivais Judeus , terminassem de se matar entre si .
Os judeus queimaram e destruiram seus própios armazéns de alimento e armas, Tito e Vespasiano sabiam que o Ódio e a intolerância entre as correntes Zelotes , Fariseus, Saduceus e Essênios era o seu maior triunfo ,que levaria o Judaísmo e a Judeia ao caos e sua auto destruição.
Quando a matança entre as correntes judaica finalizou, os Romanos somente tiveram que concluir a destruição de Jerusalém e em consequência o símbolo que deveria ser a unidade do povo , o Templo, foi destruído e queimado, os que sobreviveram foram mortos ou levado como escravo para o Império Romano.
Cada um de nós que vivemos hoje em algum lugar como judeu no mundo somos parte desse triste episódio onde perdemos nossa autonomia e liberdade não pelas forças Romanas e sim pela "Sinat Hinam " O Ódio Gratis entre nós judeus.
Judeus de direita, esquerda, socialistas , liberais, religiosos e laicos temos que saber que o verdadeiro perigo dentro das comunidades judaica e da sociedade israelense é a" Sinat Hinam" Ódio Gratis. Isso é um fato pedagógico que jamais devemos esquecer e sempre ensinar!
Somos e sempre seremos diferentes de nossas concepções politicas, culturais e religiosa, esse pluralismo de ideias é o que faz essa riqueza que é a civilização judaica.
Vivo em Israel a 34 anos , sou brasileiro, Israelense, Judeu, Sionista,Socialista Kibutziano, rabino secular Humanista, membro do movimento Hashomer Hatzair, a favor de um estado Palestino ao lado do estado de Israel, é logico que muitos não concordam com essas minhas ideias! Porém todos nos judeus devemos saber que todo o "outro" o "diferente" deve sempre ser respeitados e ter o direito de pensar e de existir! Essa é uma regra fundamental da vida Judaica!
O esplendor do Judaísmo comunitário é essa possibilidade da existência do convívio com a nossas diversidades judaica de ter diferentes sinagogas, escolas, movimentos juvenis, centros de estudo judaico, grupos políticos, culturais e religiosos etc...
Coexistência com a diversidade Judaica é de fato o convívio com o judaísmo vivo, dinâmico, criativo, Judaismo que pode mover montanhas e fazer milagres, e foi dentro dessa grande diversidade de ideias politicas, culturais e religiosas diferentes que consequimos depois de 2000 anos juntos voltar para a terra de Israel e com toda essa diversidade continuar a costrui-la .
Conta que nesse episódio onde Jerusalém está sendo queimada e destruida pela "Sinat Hinam" o Odio Gratis, o Rabino Yohanan Ben Zacai com ajuda de seus discípulos , procuraram realizar uma fuga espectacular de Jerusalém, onde Ben Zacai se fez de morto e seus discípulos, procuraram leva-lo para fora para ser sepultado , porem O Rav Yohanan Ben Zacai é descoberto pelos romanos e levado frente ao General Vespasiano .
Nesse encontro entre essas duas grandes personalidades, Ben Zacai sem pensar muito exclamou " Salve Vespasiano imperador de Roma!" O General Vespasiano grita a Ben Zacai "Que atrevimento é esse de você me chamar de imperador? "
Não Passa muito tempo chega um mensageiro com a notícia de Roma chamando Vespasiano de volta imediata para ser condecorado como o novo imperador de Roma.
Vespasiano admirado com a profecia de Ben Zacai, dá o direito a ele de um pedido único! Ben Zacai sem muito no que pensar diz " De me Yavneh ao meus sábios, pois Jerusalém está tomada pela Sinat Hinam" Ódio Gratis.
Hoje todos nos devemos ser muito grato a Ben Zacai que entendeu que deveria criar em Yavneh uma nova comunidade judaica, onde o segredo de sua sobrevivência seria para sempre o repúdio ao "Sinat Hinam" Ódio grátis
A cada um que vive na comunidade judaica Brasileira, deve aprender com Ben Zacai não deixar que em nossas diferenças transformem a nossa comunidade em uma Jerusalém encharcada de "Sinah Hinam" Odio Gratis!
Shabat Shalom!

Shana Tova 5777

Bendito seja esse ano de muitos momentos felizes!
Bendito seja esse ano que possamos sempre sorrir!
Bendito seja esse ano que tenhamos muita saúde!
Bendito seja esse ano que possamos fazer alguém Feliz!
Bendito seja esse ano para que a Paz possa cheqar em Israel!
Bendito seja esse ano sem guerra e violência!
Bendito seja esse ano de solidariedade e justiça!
Bendito seja esse ano com mais esperança!
SHANA TOVA!!!