segunda-feira, 7 de março de 2011

Um Judeu Curioso sobre JOÃO BATISTA - Jayme Fucs Bar

Um Judeu Curioso sobre JOÃO BATISTA
Jayme Fucs Bar


Contexto Familiar:

Quando eu nasci em 1958 na cidade do Rio de Janeiro no bairro de São Cristóvão, tinha de um lado minha mãe Judia de família Mesoratit (tradicionalistas),imigrantes de uma pequena aldeia judaica da Polônia, do outro lado o do meu Pai , que era uma confusão, pois tanto meu pai como meu avô eram comunistas portanto ateístas! Porem avó Cecília e minha Tia Nelly eram católicas praticantes.
Nesta realidade entre Judeus, Ateístas e cristãos praticante passei parte de minha infância no subúrbio do Rio de Janeiro.

Entre as duas identidades:

De uma lado fiz meu Brit Milá, circuncisado como Judeu, de outro fui de forma clandestina batizado na igreja do Bonfim, e aos 5 anos, quando minha mãe e meu pai saiam para trabalhar, minha avó, me levava a Igreja do Bonfim, para fortalecer minha educação cristã, porem como dizia minha avó Cecília " Você tinha quer ser Judeu mesmo", pois quando me levava a igreja e me apresentava aos santos, Cristóvão, Antônio, a Maria e ao própio Jesus eu chorava e fazia escândalos na Igreja, assustando atė o padre, e dizia que esses Santos me davam medo! A curiosidade que o único santo que eu não tinha medo e gostava era o João Batista. Pelos meus berros e resistências aos santos da Igreja, minha avó Cecília chegou a conclusão "Esse menino não tem jeito vai ser Judeu mesmo" e desistiu de me catequizar ao cristianismo e largou mão para a minha educação judaica por parte da minha mãe

A Descoberta do Segredo da Avó Cecília:

Na verdade não me lembrava nada dessas histórias que ficou como segredo de minha avó Cecília. Eu somente soube desses fatos quando já tinha uns 33 anos e ela resolveu não sei porque me relatar. Essa foi a ultima vez que a vi ainda viva, foi numa visita que fiz ao Brasil, em 1991 já era, casado com com 2 filho e já morava em Israel como Judeu convicto. Minha avó Cecília vai falecer um ano depois desse encontro.



A Procura de João Batista:

A Minha avó Cecília sempre me impressionava com suas histórias, mais esse segredo me surpreendeu, na verdade me trouxe uma grande curiosidade em saber porque entre todos esses santos que me metiam medo porque gostava desse Tal de João Batista?

Com respeito a minha avo Cecília, e por ela me despertar uma grande curiosidade fui fazer minhas leituras para tirar as duvidas desse estranho mistério de minha infância

João Batista Um Profeta Diferente:

João Batista que aqui em Israel ele tem um outro nome "Yahanan Hamatbil" um figura impressionante, porem ate hoje não temos muito conhecimento ou informações sobre ele.
Na Bíblia se relata em poucas palavras de certa forma muito rápida a jornada deste Profeta Hebreu, na verdade um profeta bastante exótico e diferente para sua época. Na minha opinião ele merecia ser um pouco mais estudado, não por ser o própio primo do famoso Jesus ou melhor Yoshua,
( Redentor )que o valorizava muito , e ate confirmou de não haver um homem de tanta grandeza e respeito como seu primo o Yohanan.

Família de João Batista:

João – Yohanan pertenceu a uma família de status social , eruditos no estudos da Torá, filho de família de Cohanim, seu pai o sacerdote Zakarias (Deus Lembrou) e sua mãe Elisheva (Consagrada A Deus ) da casa de Aarão (O Elevado, O Sublime), moravam numa aldeia a 5 quilômetros do Beit Hamikdash
( Templo sagrado) de nome Ein Karen.
Sua mãe Eliaheva era estérea e já idosa e não teve a sorte de gerar filhos e já não creditavam mais nesta possibilidade de ter um sucessor para os trabalhos no Beit Hamidrash ( Templo Sagrado).



O Milagre de Abraão e Sara se repete:

A Grande curiosidade que como a historia de Abraão ( pai do Povo)e Sara ( aquela que ė soberana)no nascimento de Isaac ( Deus o fez sorrir) vai se repetir de novo, e vem como milagre, declarado pelo anjo Gabriel( enviado de Deus) a Zakarias, que fica meio desconfiado dessa dadiva que cai do céu de forma repentina, que o faz ficar "sem palavras" durante os noves meses ate o nascimento do seus inesperado filho, que como pai não terá o privilégio de dar um nome a seu filho único, pois nasce com um nome já definido pelo anjo, que lhe da o nome de Yohanan ( Deus o fez Prodígio, ou Talentoso, ou Gracioso ), que o significado desse nome vai ter na verdade muito o significado na sua vida.

João Batista e sua identificação ao Eliau Hanavi ( Profeta Elias):

Yohanan, antes de ser Hamatbil, vai ser um grande estudioso hebreu, Se identificara muito com o Profeta Elias, (Meu Deus ė ele) talvez sua grande devoção as idéias de Eliau Hanavi,( Elias o Profeta) veio por saber e que estava vivendo num momento meio apocalítico da historia dos hebreus, onde o reino de Israel esta destruído ,e ocupado pelo império Romano, que vai trazer o helenismo e os costumes inaceitaveis pelas tradições judaicas, O rei Herodes o Grande e seus sucessores, não são da família de David, são fidalgos do imperador Romano, a população sofre atos de violência e as mulheres são violentadas, o povo tem que pagar altos impostos, e o templo sagrado esta dominado pela corrupção generalizada da aristocracia dos saduceus e as castas dos sacerdotes subjugadas pelo poder de Herodes, o Reino de Israel não tem uma liderança definida, e o povo esta dividido em quatro grandes e diferentes seguimentos. Fariseus, Saduceus, Zelotes e Essênios.











João Batista a Procura Respostas entre o cêu e a terra

Yohanan, abdica a seu status e conforto, em sua familia, para peregrinar pelo deserto procurando uma resposta ao caos na vida dos hebreus, Vai ao deserto para procurar respostas as suas perguntas que fazia ao Kadosh Baruchu ( O Todo Poderoso). Vive do que tem, e o que pode come gafanhoto, mel e ervas silvestres, se veste somente de um simples casacão de pele de camelo, a Procura de um chamado para fazer uma "subida" ate o Todo Poderoso como fez Elias e Hanoch (A que Deus educa) um subida ,que nunca vira, mas o Todo Poderoso tinha para Yohanan outros planos, vai lhe dar o poder e a gloria de ser o profeta batizador " o Purificador das Almas" e recebera esse seu gentil apelido Yohanan Hamatbil ( João o Batizador) .

A descoberta do caminho como o profeta purificador :

Na verdade essa pratica de banhos espirituais eram muito comum entre os hebreus,mais cada banho tinha significados diferentes, e momentos especiais, talvez tenha aprendido parte desse costume no deserto de Yeuda em Qumeron, onde provavelmente tenha vivido junto aos Essênios que se banhavam, sempre antes da cerimonias e encontros de estudos e escritos da Torá.
Yohanan aprende com os Essênios, mais cria o seu própio modelo de purificação, e banho ritual , onde a purificação vem junto com uma
exigência pratica de um compromisso declarado a fidelidade aos mandamentos do Todo Poderoso, e diferente ao costume dos hebreus o faz de forma universal, o socializa deixando de ser um exclusivo ato para os Hebreus , e se torna um ato também para os gentios.
Yohanan vai entender em seu tempo que para salvar os hebreus, terá que também salvar os gentios, para poder salvar toda a Humanidade.
Talvez esse seja o seu segredo de ser muito amado entre o povo hebreu e entre os simples gentios,e isso é que o tornara muito popular e respeitado em sua época.







O encontro entre Yoshua e Yohanan :

Essa sua popularidade ė que levara a acontecer um especial encontro e aproximação com seu Primo Jesus o Yeshua, que de certa forma vai adotar a pratica da doutrina de Yohanan, de socializar os valores do monoteísmo e a sabedoria dos hebreus a toda a humanidade.
Existe uma majestosa e incrível discussão sobre esse tema do Porque Yoshua necessitava ou não de se purificar se era o Messiach? Ou porque participar desse tipo de ato de purificação que de costume do Ato de purificação da Ruach ( do espirito) teria que vir obrigatoriamente junto com um Vidui ( confissão) , Ou Talvez o Vidui ( confissão de Yoshua ) foi a declaração " Ani Hameshiach!" " Eu sou o Messiach" e a pomba branca que sobrevoou essas duas figuras no ato do Vidui(onfissão) veio afirma não somente que Yoshua era o Messiach, mais tambem que Yohanan acabava de cumprir o seu papel como Profeta!

O Sacrifício de Isaac ( Yohanan):






Talvez seja essa uma das questões mais interessante sobre esse famoso encontro entre Yoshua e Yohanan , pessoalmente não encontro uma resposta clara sobre esse tema, mais parece que a partir desse momento acontece um pacto entre Yoshua e Yohanan.
Yoshua adere o caminho da universalidade de Yohanan e Yohanan adere ao caminho da benevolência de Yoshua, e de certa forma Yohanan será um novo tipo de Isaac que se auto sacrificara para dar espaço ao seu Primo Yoshua, Yohanan vai se tornar um Izaak , abdica do seu Eliau Hanavi
( Elias o Profeta) e a essa vontade de subir aos céus numa carruagem de fogo, ou mesmo ter o poder de cortas as cabeças dos atuais "sacerdotes do Baal" considerado por Yohanan como uma verdadeira "raça de víboras" .
Yohanan Habatbil, se transforma no ato do Batismo de Yoshua na personagem de Isaac , pois foi dessa forma que veio ao mundo, e essa seria a forma que deveria deixa-lo ,para se auto sacrificar e abrir caminho a Yoshua.









Yoahanan Cumpriu o seu papel na História:

Yohanan Hamatbil se sacrifica em nome de Yoshua, para nao roubar sua popularidade,e abrir as portas ao Rei das esperânças , e sai no momento certo da história, talvez num episódio trágico surpreendente, sem sabermos nada, quais foram suas palavras finais, sem termos uma preliminar no ato de sua decapitação , uma morte um pouco desconectada com uma real vida de profeta, onde diferente do Sacrificio de Izaak no ato de seu sacrificio nenhum anjo veio segurar a mão sob o machado, talvez porque que a ordem não foi uma prova de fidelidade que queria ter o Kadosh Baruchu ) e sim de escrupuleastes ordem dado pelos senhores do poder , Herodes, Salomé e Herodina, porem o Todo Poderoso, dessa vez não veio para ajuda-lo.
Talvez esse seja o Sentido da causa da morte de Yohanan Hamatbil, ser sacrificado no auge de sua carreira para sair da História , para dar lugar ao seu Primo o Yoshua se torna a figura mais importante e venerado da humanidade.

Yohanan e seus discípulos que sobreviveram na História:

Pensei que aqui terminaria minha pequena Historia sobre essa figura especial que ė o João Batista – Yoahanan Hamatbil, porem em minhas andanças sobre essa extraordinária pessoa descobri algo interessante, e atė muito curioso sobre um pequeno grupo existente no Iraque, que se chama os Mandeím,( ou Mandeismo) , que vem da palavra aramaico ( saberes) que são sequidores de Yohanan Hamatbil , são monoteista,porem não cristãos são no total em todo mundo umas e 70 mil pessoas, e interessante que eles acreditam que o Yohanan Hamatbil ,seja o verdadeiro meshiach, esse interessante grupo que sobreviveram na história, se definem como os percursores de Yohanan Hamatbil, praticam o culto do batismo, e falam um dialeto do aramaico, um dos idioma dos hebreus usado nos tempos de Yohanan.
De qualquer forma aqui consigo cumprir minha promessa com a minha avó Cecília, que não conseguiu me fazer cristão, mais me fez aprender um pouco sobre o João Batista.

Jayme Fucs Bar

5 comentários:

  1. Jayminho vai ver esse filme que eu fiz do Kibbutz
    Um beijo a vc e a Orpa
    באהבה
    קרלוס
    http://www.youtube.com/watch?v=zUXWAQIrTq8

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa sua visão sobre o profeta João Batista, vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Jayme, parabéns pela pesquisa. Sou estudioso da Doutrina Espírita, portanto tenho outra visão, baseada na reencarnação. Isto não impede que se valorize trabalho de valor como este,
    . Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Legal o texto, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir